A Wikimedia, organização que gere a Wikipedia, recebeu uma doação de meio milhão de dólares (349 mil euros) para desenvolver a sua área de conteúdos educativos abertos.

A doação veio da Fundação William e Flora Hewlett, que desde 2001 já doou mais de 100 milhões de dólares com o objectivo de tornar acessíveis a todo o mundo os conteúdos educativos.

A escolha do novo destinatário para uma doação é justificada com a popularidade e modelo de funcionamento da fundação.

"A enorme popularidade da Wikipedia e a sua orientação colaborativa faz da Fundação Wikimedia o veículo ideal para difundir o movimento de recursos abertos para a educação", detalha uma declaração de Barbara Chow, directora do programa para a educação da fundação doadora.

Por seu lado, os responsáveis da Wikimedia agradecem o timing da doação, e dizem que será útil para cumprir o objectivo de aumentar o seu reconhecimento pelo mundo, uma vez que acabam de iniciar um processo de análise a este factor, que vai também visar a definição de métricas que permitam fornecer dados mais concretos.

As verbas servirão ainda para tornar o software Wikimedia mais fácil de utilizar e para desenvolver conteúdos que ajudem que a cativar novos editores