A norte-americana Xerox chegou a acordo para adquirir a Affiliated Computer Services (ACS) uma empresa de prestação de serviços pela qual dará 63,22 dólares por acção (43,1 euros), valorizando a companhia em 6,4 mil milhões de dólares (4,37 mil milhões de euros).

Segundo a Bloomberg, o negócio permitirá à Xerox triplicar as vendas na unidade de serviços para cerca de 10 milhões de dólares.

"Esta aquisição vai transformar a Xerox na número um da gestão de documentos profissionais, acelerando o seu crescimento num mercado em plena expansão", refere Ursula Burns, presidente executiva da empresa.

Mediante o acordo, os accionistas da ACS receberão 18,60 dólares em dinheiro e 4,935 ações da Xerox por ação da ACS. Além disso, a Xerox vai assumir a dívida da ACS, que chega a dois mil milhões de dólares.

A transação deve provocar um efeito positivo nas contas da Xerox a partir do primeiro ano, segundo o grupo.

A empesa norte-americana prevê reduzir custos, situados entre os 300 e os 400 milhões de dólares nos três primeiros anos após o encerramento da transacção, que se espera finalizada durante o primeiro trimestre de 2010.