Sem esperar pelo resultado da OPA lançada pela Microsoft, a Yahoo já iniciou os seus planos de reestruturação, anunciados no mês passado, começando por despedir mil funcionários. O passo seguinte neste plano de contenção de custos será a dispensa de mais 7 por cento da equipa do portal Yahoo.



Mesmo assim, e apesar de querer dividir o corte de pessoal por todas as divisões da companhia, a Yahoo continua a querer inovar e a dar novas oportunidades aos seus utilizadores.



Ontem, a empresa apresentou uma nova ferramenta chamada OneConnect, que adapta parte dos serviços mais populares da Internet, tanto da Yahoo como da Microsoft, Google ou Facebook, aos pequenos ecrãs dos terminais móveis.



O OneConnect unifica os contactos pessoais de serviços como o MySpace, AIM, Bebo, Xing, Orkut ou Friendster, numa única localização no telemóvel, e permite que os utilizadores naveguem entre diferentes modos de conversação numa única janela. A Yahoo explica que com esta funcionalidade, os utilizadores podem enviar uma mensagem de texto a um amigo e depois passar ao serviço de instant messaging que ambos utilizam, para continuarem a conversar, sem ter de pagar por cada uma das actividades.



Esta ferramenta estará disponível no segundo trimestre deste ano. As distintas versões deste serviço funcionam na maioria dos telemóveis colocados no mercado, embora a Yahoo indique que serão criadas outras versões para o iPhone e para o Blackberry.



Novos investimentos e parcerias




Mas o investimento no segmento móvel não fica por aqui. No Mobile World Congress, em Barcelona, a Yahoo anunciou a sua associação à T-Mobile, que coloca de lado a Google como o fornecedor por excelência de serviços de Internet para a operadora na Europa do norte e central.



As duas empresas referem que o acordo confirma o impulso que a Yahoo tem vindo a dar no sector, através dos seus serviços móveis que agora poderão chegar a onze países e a quase 90 milhões de utilizadores.



Marco Boerries, vice-presidente para a área móvel da Yahoo, indicou que este acordo de exclusividade eleva o número de subscritores coberto pelos planos de parcerias da empresa - entre os quais os da Telefónica e AT&T - para mais de 500 milhões de clientes.



O objectivo agora, de acordo com o responsável, é elevar essa fatia até aos mil milhões no final do próximo ano, tudo através de novas parcerias.



Por fim, a Yahoo anunciou a compra da Maven, uma plataforma de vídeos online, por 160 milhões de dólares, uma operação que permite reforçar a presença da empresa num sector de rápido crescimento e que demonstra a sua vontade de manter os planos estratégicos, mesmo com a OPA da Microsoft por resolver.



A empresa adquirida é responsável pelo fornecimento da tecnologia que possibilita às empresas a difusão de conteúdos de vídeo através da Internet. Actualmente, entre as companhias que utilizam essa mesma tecnologia estão nomes como Fox News, Sony BMG, CBS Sports, Hearst, Gannett, Scripps Networks e o Financial Times.



Com esta operação, a Yahoo acaba também por reforçar a sua posição no mercado online, nomeadamente no que se refere a serviços de vídeo, aos quais deverá associar alguma carga publicitária.



Notícias Relacionadas:

2008-02-06 - Yahoo vende serviço de música à Rhapsody América

2008-01-22 - Yahoo planeia corte de 2,5 mil postos de trabalho