Carol Bartz já não trabalha para a Yahoo!. Dois anos e meio depois de ter sido contratada, a até agora presidente executiva foi despedida pelo Conselho de Administração da empresa de serviços de Internet, ao que alega, via telefone.

"Estou muito triste por informar-vos que acabo de ser despedida por telefone pelo presidente da Yahoo!. Foi um prazer trabalhar convosco e desejo-vos o melhor para o futuro", escreveu Bartz na mensagem.

A Yahoo! Não forneceu pormenores sobre os motivos que terão levado à saída precipitada da gestora, mas anunciou estar à procura de um novo presidente executivo, tarefa para a qual contratou uma empresa de caça talentos.

O lugar será ocupado, provisoriamente, por Tim Morse, que acumulará as novas funções com o cargo de diretor financeiro.

Carol Bartz, de 63 anos, tem um longo currículo nas empresas de TI, tendo sido vice-presidente da Sun Microsystems entre 1983 e 1992, passando ainda pela Autodesk onde foi CEO durante quase 15 anos, período durante o qual conseguiu multiplicar por cinco a faturação da empresa.

No seu currículo conta-se ainda a participação no Conselho de administração de empresas como a Intel, Cisco e NetApp.

Em Janeiro de 2009 foi escolhida pela Yahoo para suceder a Jerry Yang na presidência da empresa de Internet, num momento conturbado. A gestão à frente da companhia acabou por não produzir resultados regulares, o que poderá ter levado à sua destituição.

No último trimestre, a Yahoo! obteve um aumento dos lucros líquidos de 11% comparativamente a idêntico período de 2010, mas as receitas caíram cinco por cento.




Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico