Scott Thompson foi afastado do cargo de diretor executivo da Yahoo, anunciou ontem a empresa. Ross Levinsohn, responsável pelo departamento de imprensa da companhia, assumiu a posição a título interino. Mas o diretor executivo não foi o único a sair na sequência da denúncia pública de que o seu currículo continha informações falsas.

Para além do CEO, houve mais quatro membros do Conselho de Administração da empresa a apresentarem demissão, num caso onde o crescendo de polémica foi obrigando à tomada pública de novas posições e medidas por parte da empresa. Depois de ter admitido que o CEO nomeado em janeiro não tinha uma licenciatura em engenharia informática, como constava do seu currículo, patente no site da companhia.

Numa primeira fase, a Yahoo afirmou que o incidente “não alterava o facto do Sr, Thompson ser um profisional altamente qualificado com um currículo de sucesso, na liderança de grandes empresas de tecnologia na área do consumo", mas ontem a imprensa internacional dava conta de uma mudança na abordagem ao assunto.

Na origem da decisão terá estado a influência do fundo de capital de risco “Third Point”, liderado por Daniel Loeb, que lançou uma ofensiva para ganhar maior controlo sobre o Conselho de Administração da empresa, escreve a CNET.

O fundo de investimento, que controla 5,8% das ações da Yahoo, terá conseguido colocar o seu CEO e mais dois “aliados” - Harry J. Wilson e Michael J. Wolf – no Conselho. A tomada de posse está agendada para quarta-feira, 16 de maio.

O presidente do Conselho de Administração, Roy Bostock, também foi substituído, por Fred Amoroso.

Com a demissão de Scott Thompson, a Yahoo – que atravessa um período difícil da sua história - enfrenta mais uma mudança nos principais quadros da empresa apenas quatro meses após a entrada do executivo para o lugar de CEO - antes temporariamente ocupado por Tim Morse, que substituia Carol Bartz, despedida em setembro de 2011, após dois anos e meio no cargo.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.