A Yahoo anunciou que o seu serviço de música por subscrição será vendido à Rhapsody America, uma empresa que resulta da parceria entre a Real Networks e a MTV. No entanto, o Yahoo Music vai permanecer activo já que continuarão a ser fornecidos os serviços de download de músicas e vídeos assim como as rádios online.



A empresa, que já havia anunciado a sua intenção de substituir o Yahoo Music Unlimited, anuncia que migrará os seus clientes para o Rhapsody nos próximos meses, permitindo que os seus clientes acedam à discografia existente a partir de uma nova conta.



De acordo com Scott Moore, a decisão de vender a área paga do serviço está relacionada com uma "opção estratégica da empresa focada na audiência de massas".



Apesar do valor do negócio não ser conhecido, sabe-se que a acordo estará fechado a meio deste ano e que a Yahoo passará a promover o Rhapsody no seu site dedicado à música.



A aliança entre as duas empresas foi anunciada depois de na passada sexta-feira a Microsoft ter oferecido 44,6 mil milhões de dólares pela Yahoo. Juntando a proposta da fabricante ao acordo com a Rhapsody, surgem duas coincidências.



A primeira é que a empresa de Bill Gates já protagonizou uma disputa legal com a Rhapsody. Em causa esteve um processo anti-monopólio que durou oito anos e terminou em Outubro de 2005, altura que a Microsoft acedeu pagar 761 milhões de dólares à RealNetworks. A segunda é que o fundador da empresa de música online, Rob Glaser, é um antigo executivo da Microsoft.



Esta migração poderá baixar o valor que fabricante está disposta a pagar pela Yahoo. Isto porque, a companhia norte-americana tem um leque de produtos e serviços de media digital, incluído o Zune.



O Yahoo Music é o site de música mais visitado com 20 milhões de utilizadores mensais, mostram os dados da comScore Media Metrix. Contudo, o serviço pago conta apenas com 400 mil clientes.



Notícias Relacionadas:

2007-04-10 - Sandisk e Yahoo juntam-se na criação de serviços para leitor de MP3