Pedro Gordo, CEO da Zarph, explicou ao TeK que a empresa tem expectativas elevadas em relação à dinâmica que o nosso sistema de pagamentos para telemóveis, que a SIBS estreou comercialmente em outubro, virá trazer ao mercado. “O MB Way vem dar uma pedrada no charco nestas soluções [de gestão de tesouraria e sistemas de pagamento]”, garante.

A facilidade de usar o telemóvel para fazer um pagamento, evitando o recurso ao dinheiro, é uma das vantagens apontada pelo responsável da tecnológica portuguesa que já está a implementar soluções com o MB Way. A segurança é também um dos elementos destacados por Pedro Gordo, reforçando que a SIBS tem aqui um papel relevante pela credibilidade que vem trazer a este mercado.

A Zarph é uma das 15 empresas que já estão certificadas pela SIBS para a implementação do MB Way e cobre quatro áreas, desde os sites a quiosques de pagamentos, passando ainda por máquinas de vending e sistemas fechados, como os utilizados em cartões de fidelização. Para já a implementação no Grupo José de Mello Saúde, na área de cliente My CUF, é o projeto bandeira, permitindo aos mais de 94 mil clientes ativos fazer o pagamento de qualquer fatura que esteja para liquidar através do smartphone ou tablet.

A empresa realizou um rebranding no ano passado, abandonando a marca g3p technologies, mas a experiência na área de cash management e a aplicação de engenharia portuguesa e know how nesta área continuam a fazer parte da identidade da Zarph, como explica o CEO. “Chegámos cedo ao mercado. Não havia ainda soluções como estas a não ser soluções de grande porte”, justifica.

A capacidade de implementar soluções de forma mais ágil e integrada permitiram conquistar já projetos em várias áreas, desde o Aeroporto de Lisboa ao Grupo Barraqueiro e à EMEL. Já a nível internacional implementou também recentemente uma solução na Bulgária, com máquinas de self service num banco local.