A Zon pretende apresentar no próximo mês a sua candidatura a um financiamento, via BEI, para as redes de nova geração. José Pedro Pereira da Costa, administrador financeiro da empresa, explicou à Lusa que a Multimédia já está em contactos com o Banco Europeu de Investimento "e a preparar o projecto para poder ser apresentado a muito curto prazo, no próximo mês".

A Zon foi uma das empresas que assinou com o Governo o acordo para as redes de nova geração. Um protocolo que permitiu às empresas assinalar o seu interesse na nova geração de serviços de banda larga e o interesse em ter acesso a condições especiais de financiamento para poderem implementar os seus projectos nesta área.

Como assumiu Rodrigo Costa, presidente da Zon, esta semana em conferência de imprensa houve uma coincidência de timings entre a decisão interna da Zon, relativa ao upgrade da sua rede, e o acordo proposto pelo Governo. A oportunidade surgiu na altura em que a empresa tomou a decisão de avançar com o investimento que permitirá, numa primeira fase, o upgrade da rede Zon para os 100 Mbs, em quase toda a sua extensão.

O responsável também adiantava na altura que o investimento necessário para o fazer é significativamente menor que o dos seus concorrentes, mas não negou o interesse no financiamento do BEI, sublinhando que era cedo para avançar com mais pormenores sobre o tema, já que as condições do acordo ainda não estavam completamente definidas.

O administrador financeiro vem agora confirmar que a empresa está a ultimar uma proposta. Na peça da Lusa é possível ler ainda que também a ONI está prestes a apresentar novidades relativamente ao tema.

Recorde-se que o acordo assinado com o Governo envolveu PT, Sonaecom, Zon Multimédia e Onitelecom.