A Zon Multimédia deverá lançar os primeiros serviços de televisão paga no mercado angolano em Dezembro deste ano. A empresa está a preparar o lançamento do satélite que assegurará o fornecimento de serviços de televisão naquele mercado.

O lançamento do satélite vai ter lugar no próximo dia 18 de Novembro, de acordo com o Diário Económico. Após essa data será necessário algum tempo para realizar testes, cerca de duas a três semanas. Até lá é também necessário garantir as licenças para operar no país.

Para garantir a operacionalidade da infra-estrutura a Zon assinou um acordo com a Eutelsat, que estará em vigor ao longo dos próximos cinco anos. É esta empresa que fornece detalhes sobre a cobertura assegurada pelo satélite, que vai desde a Rússia até à África subsariana, o que dá margem à Zon para novos esforços de internacionalização.

A entrada da Zon no mercado angolano vai acontecer através da Teliz, empresa holandesa adquirida em Março passado. Localmente a empresa liderada por Rodrigo Costa estará em parceria com Isabel dos Santos, que deverá controlar em 70 por cento a empresa local e assegurar a sua presidência.