A Zon Multimédia, antiga PT Multimédia, apresentou uma queixa na Autoridade da Concorrência contra a Portugal Telecom. A empresa liderada por Rodrigo Costa, acusa o incumbente da prática de preços abaixo dos custos, e de fazer subsidiação cruzada de produtos, avança hoje o Jornal de Negócios.

"Achamos que há ofertas que estão abaixo do seu preço e que são sustentadas por outros negócios", defendeu Rodrigo Costa, em declarações ao diário, sem no entanto confirmar o nome da empresa relativamente à qual a Zon tinha apresentado queixa.

A subsidiação cruzada - que acontece quando a empresa associa custos de uma actividade a uma outra desenvolvida num mercado diferente - é ilegal quando a empresa faz uso da posição dominante que tem num mercado, para diminuir os custos da actividade noutro. As alegadas actividades da PT deverão por isso ser analisadas pelo regulador no sentido de definir se há ou não abuso de posição dominante.

Como lembra o Jornal de Negócios, esta não é a primeira queixa que a Zon apresenta contra a PT. A Autoridade da Concorrência tem em mãos um outro processo onde a dona da TV Cabo se queixa das dificuldades colocadas pela PT à portabilidade de números de telefone para a Zon.