Tem lugar nos dias 22, 23, 24 e 25 de Julho mais uma XLParty. A 13ª edição do "mega evento" LAN está marcado para a cidade da Maia, onde se esperam mais de 50 mil visitantes e 1.000 participantes activos, fãs assumidos de tecnologia, nomeadamente retrogames, simuladores e videojogos.

Integrada no Festival da Juventude Maiact2010, este ano a XLParty coloca à disposição de todos os que se dirigirem ao Parque Central da Maia várias competições na área dos Electronic Sports, entre as quais torneios de Counter Strike, PES 2010, Call of Duty, TrackMania, Gears Of War e Halo 3.

Para os visitantes menos familiarizados com as tecnologias, "mas que não passam sem uma boa dose de adrenalina", o festival tem também uma área dedicada aos desportos radicais. As possibilidades variam entre o paintball e o air bungee, passando pela escalada, pelo bungee basket, rapel, touro mecânico ou fear factor.

A vertente musical volta a ser uma aposta de peso e, nesta edição, sai valorizada com a presença dos Xutos e Pontapés, Virgem Suta e Anaquim.

As inscrições para participação já estão abertas e podem ser feitas através do registo em www.xlparty.com. A entrada para visitantes é gratuita.

"Vão ser quatro dias non stop, com música, videojogos e muita adrenalina para tornar este evento inesquecível para todos os que por lá passarem", promete Pedro Silveira, da organização.

Alguns dados curiosos mostram o "aparato" a que um evento deste género obriga, com os promotores a referirem, por exemplo, que são precisos 6km de cabo de rede e 1km de cabo eléctrico para montar a XLParty, ou que a potência eléctrica necessária é superior à utilizada num concerto dos Xutos e Pontapés.