
As receitas resultantes dos pagamentos feitos com o telemóvel deverão atingir os 171 milhões de dólares em todo o mundo, ao longo deste ano, gastos por 212 milhões de utilizadores, segundo previsões da Gartner.
Os valores representam um crescimento de 62% face ao atingido em 2011, quando o meio de pagamento reunia cerca de 160 milhões de utilizadores.
A consultora prevê um crescimento sustentado de 42% até 2016, altura em que 448 milhões de pessoas irão a usar o seu telemóvel para saldar diferentes contas.
De momento, o sistema predominante a nível mundial ainda é o SMS, num fator muito relacionado com os mercados emergentes, mas na Europa e nos EUA predominam os sistemas Web, como o VISA ou o PayPal.
A aguardada tecnologia Near Field Communication (NFC) não será massificada antes de 2016, mesmo que atualmente esteja a ser muito utilizada nos transportes públicos.
Segundo a Gartner, será a Europa de Leste a registar um crescimento mais elevado do número de utilizadores até 2016, partindo de uma base diminuta.
A Ásia/Pacifico lidera em número de utilizadores, seguida da África. As duas regiões irão somar mais de 60% do volume de pagamentos em 2016.
Em receitas resultantes das transações, a África é quem seguirá na frente. Em quatro anos, os Estados Unidos estarão em terceiro, com um volume de negócios duas vezes superior ao gerado na Europa Ocidental.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Julien Roux desafia a gravidade a 4.823 metros de altitude numa linha suspensa entre dois balões -
App do dia
Faça guias personalizados para ouvir enquanto explora novos destinos com a Mapondo -
Site do dia
Quer ajudar a descobrir os segredos do Universo? Galaxy Zoo tem novas imagens do James Webb -
How to TEK
Está na altura de comprar um novo portátil? 5 sinais de alerta que não deve ignorar
Comentários