
As receitas resultantes dos pagamentos feitos com o telemóvel deverão atingir os 171 milhões de dólares em todo o mundo, ao longo deste ano, gastos por 212 milhões de utilizadores, segundo previsões da Gartner.
Os valores representam um crescimento de 62% face ao atingido em 2011, quando o meio de pagamento reunia cerca de 160 milhões de utilizadores.
A consultora prevê um crescimento sustentado de 42% até 2016, altura em que 448 milhões de pessoas irão a usar o seu telemóvel para saldar diferentes contas.
De momento, o sistema predominante a nível mundial ainda é o SMS, num fator muito relacionado com os mercados emergentes, mas na Europa e nos EUA predominam os sistemas Web, como o VISA ou o PayPal.
A aguardada tecnologia Near Field Communication (NFC) não será massificada antes de 2016, mesmo que atualmente esteja a ser muito utilizada nos transportes públicos.
Segundo a Gartner, será a Europa de Leste a registar um crescimento mais elevado do número de utilizadores até 2016, partindo de uma base diminuta.
A Ásia/Pacifico lidera em número de utilizadores, seguida da África. As duas regiões irão somar mais de 60% do volume de pagamentos em 2016.
Em receitas resultantes das transações, a África é quem seguirá na frente. Em quatro anos, os Estados Unidos estarão em terceiro, com um volume de negócios duas vezes superior ao gerado na Europa Ocidental.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi SU7 Ultra bate recorde de velocidade no circuito de Nürburgring Nordschleife -
App do dia
Assuma o papel de um diretor da prisão de alta segurança em Lands of Jail -
Site do dia
Organize o fluxo de trabalho da equipa com o Monday.com -
How to TEK
Usa a bateria do iPhone de forma correta? 8 dicas para ganhar autonomia e vida útil
Comentários