A Comissão Europeia divulgou hoje que já recebeu notificação por parte de todos os operadores móveis europeus da conclusão do processo de informação aos clientes dos novos preços para as chamadas móveis em roaming.

Num site criado para o efeito a CE mostra que todos os operadores implementaram os novos preços, sendo que na grande maioria dos países alguns operadores escolheram criar ofertas com preços mais baixos que os recomendados na medida europeia.



Portugal não está na lista dos 23 países onde os clientes já podem beneficiar de preços mais baratos para as chamadas internacionais, já que os três operadores móveis optaram por adoptar os preços máximos impostos pelo executivo europeu: 49 cêntimos para as chamadas efectuadas e 24 cêntimos para as chamadas recebidas, valores sem IVA.



Os preços mais baixos estão em vigor na Irlanda e são praticados pela 3 que cobra aos seus clientes 32.23 cêntimos nas chamadas efectuadas a partir de um país estrangeiro e 15.70 cêntimos nas chamadas recebidas (valores sem IVA).



Em Portugal os preços adoptados pelos operadores tocam o tecto máximo da Eurotarifa e até à data só estão disponíveis para os clientes da Optimus, que adoptou a medida logo a partir de 9 de Julho, como demonstra o quadro europeu. Vodafone e TMN só avançam no final de Agosto, já no final do período de férias da grande maioria dos portugueses. Esta decisão foi aliás seguida pela maioria dos operadores, sobretudo nos principais mercados europeus.



De acordo com a regulamentação europeia aprovada, os operadores tinham até 30 de Julho para informar os clientes sobre a Eurotarifa e têm agora até ao dia 30 de Agosto para proceder à activação do serviço. Os clientes que não expressem a vontade de migrar para a Eurotarifa ou de se manterem no plano actual serão automaticamente migrados para a Eurotarifa a partir de 30 de Setembro.



Notícias Relacionadas:

2007-08-03 - Maioria dos operadores europeus implementou Eurotarifa

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.