A Optimus estreia hoje o seu serviço de "agregação móvel de comunidades". O LifeShare possibilita a recepção de alertas, upload de fotografias e vídeos e actualização de estado em três das maiores redes sociais da actualidade - Facebook, MySpace e Hi5.

O serviço é suportado por todos os telefones com acesso ao portal Optimus Zone - que faculta o acesso à Internet a partir de terminais que tenham a Optimus como operadora móvel. As actualizações, com conteúdos multimédia ou texto, podem ser feitas a partir do site acessível no telemóvel ou por via de SMS ou MMS, enviadas para o 1244. Segundo a informação veiculada pela Optimus, o serviço é gratuito.

Entre as funcionalidades do LifeShare conta-se o acesso a todas as redes sociais através de uma só plataforma, permitindo a consulta de informação - convites para eventos, actualizações de estados, pedidos de amizade e notificações - upload e visualização de fotografias e vídeos, e messaging.

Outra das opções disponíveis é a configuração de alertas que informam, por mensagem, o utilizador das actualizações do seu grupo de amigos. Esta componente será gratuita até ao final do ano, passando depois a ser taxada por um valor que ainda não foi revelado, mas deverá ser inferior ao de um SMS "normal".

No total, as três comunidades virtuais contam com um universo de utilizadores próximo dos 500 milhões de membros e são cada vez mais as ofertas das operadoras móveis que passam pela integração do acesso a estes serviços - e outras redes sociais - a partir dos telemóveis.

A TMN incluiu recentemente no tarifário Moche o acesso gratuito (até aos 10MB de tráfego) ao Facebook e disponibiliza uma aplicação que permite a actualização do perfil através do telemóvel sem necessidade de chegar a entrar na rede social. As mensagens de texto e MMS podem ser enviados para o perfil através do telemóvel em troca de 0,05 ou 0,10 euros por mensagem, respectivamente. Uma parceria com o Twitter permite interacções semelhantes com o microblog.

A Vodafone anunciou, no final de Setembro, um novo conjunto de serviços que deverá "revolucionar" a sua estratégia móvel e a experiência de Internet no telemóvel, bem como a interacção deste com o computador. O 360 deverá ficar disponível ao público no final do ano.