O telefone fixo já não é o "bem essencial" de outros tempos, considerado ponto vital de ligação ao mundo para quem vivia mais isolado ou tinha familiares distantes. Hoje, tecnologias como o GSM juntaram-se à oferta e diluíram numa variedade de produtos mais abrangente a resposta para a necessidade de estar ligado ao mundo.

Os dados divulgados pela Anacom mostram que entre Abril e Junho deste ano o parque de acessos telefónicos instalados a pedido do cliente ronda os 4 milhões, o correspondente a uma penetração de 38,2 por 100 habitantes, número que representa um decréscimo de 0,8 por cento face ao trimestre anterior e de 1,3 por cento face ao mesmo período do ano passado.

Os valores revelam que, mesmo com o crescimento de 36,5 por cento registado nos acesso suportados na tecnologia GSM (para ofertas de telefonia fixas) ao longo do último ano ou de tecnologias como o cabo ou o VoIP, há a registar um decréscimo.

Em termos globais o regulador registava no período um total de 3,2 milhões de clientes na modalidade de acesso directo que, de forma tímida, mas cresceu 0,6 por cento, face ao trimestre anterior. Um movimento diferente daquele que desde 2006 é sentido na pré-selecção.

O serviço, que nos primeiros anos de liberalização teve sucesso por oferecer chamadas mais baratas sobre a rede do operador tradicional perdeu o encanto, quer para operadores, quer para consumidores, sobretudo depois da compra da Tele2 pela Sonaecom.

O acesso indirecto através de pré-selecção registou uma descida de 10,3 por cento no número de clientes, para um total de 221,8 mil. Face ao mesmo período do ano passado o número de clientes diminuiu 42 por cento. Da mesma forma, no total apenas 27 mil clientes usufruíam no fim de Junho nos serviços de selecção chamada-a-chamada, a outra modalidade para este tipo de serviço. A quebra é nste caso de 6,3 e 42 por cento, para o trimestre e para o ano completo.

Entretanto, a PT continua a perder quota de mercado e somava no fim de Junho 66,6 por cento dos clientes de serviço fixo a nível nacional.