Desde o arranque do 3G foram já disponibilizados em todo o mundo 139 modelos de equipamentos compatíveis com a tecnologia de terceira geração WCDMA, tecnologia de base ao UMTS. De acordo com a Global mobile Suppliers Association (GSA), que avançou os dados, este número triplica a diversidade de telemóveis com estas características, face ao número apurado no final de Junho passado.




A associação destaca o crescimento exponencial do número de equipamentos e redes WCDMA, avançando que pelo menos 25 fabricantes lançaram já equipamentos suportados pela tecnologia.




Da mesma forma, o número de equipamentos que combinam WCDMA e EDGE (Enhanced Data rates for Global Evolution) tem também aumentado. No que respeita às redes, a organização regista a existência de 64 redes comerciais WCDMA em 31 países, que acumulam 20 milhões de clientes.




Só em 2004 foram adicionados à base de clientes WCDMA 13,6 milhões de novos subscritores o que se traduz num crescimento anual superior a 500 por cento. No final de 2004 existiam já 16 milhões de clientes UMTS.




Notícias Relacionadas:
2005-01-14 - Novo ano arranca com 16 milhões de subscritores UMTS

2002-02-11 - Nokia realiza primeira chamada de pacotes de dados via IP através de rede 3G WCDMA