Os números mais recentes do Broadband World Fórum mostram que no final de Junho existiam em todo o mundo 445 milhões de linhas de banda larga, resultado de um crescimento de 12,9 milhões durante o segundo trimestre do ano.

Para o crescimento contribuíram sobretudo o sul e este da Ásia, que no final do período controlavam 105,4 milhões de linhas de banda larga. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o maior crescimento pertence à América Latina que aumentou em 31,4 por cento o número de subscritores de banda larga, passando a acumular 29,3 milhões de linhas.

Ainda assim, a Europa Ocidental continua a liderar este mercado com 109,7 milhões de utilizadores, embora não tenha sido a região do velho continente que mais avançou em termos de novas linhas. O maior crescimento do trimestre registou-se na Europa de Leste, 4,55 por cento, para 25,1 milhões.

Está também na Europa a maior concentração do mundo de utilizadores de serviços de IPTV. No final de Junho existiam 13,6 milhões de subscritores, num crescimento de 51 por cento.

A China mantém-se o maior mercado mundial de banda larga com 93,6 milhões de utilizadores. Seguem-se os Estados Unidos com 86,2 milhões de utilizadores.