No final deste ano vão existir em todo o mundo 4,6 mil milhões de utilizadores de telemóvel. O número indica que dois em cada três pessoas têm telemóvel, mas na verdade a conta não pode ser feita desta forma, já que nos países desenvolvidos muitos utilizadores acumulam mais do que uma conta móvel, alerta a União Internacional das Telecomunicações que revela os dados.

Os mesmos dados também indicam que um quarto da população mundial tem computador e já está online. No final deste ano vão existir 600 milhões de subscritores de soluções de banda larga móvel, um pouco mais que subscritores de banda larga fixa, que deverão ser cerca de 500 milhões.

Três quartos da população mundial já têm acesso a serviços de televisão, refere ainda a organização das Nações Unidas sublinhando que continuam no entanto a saltar à vista as discrepâncias regionais no acesso e condições de acesso aos principais serviços de telecomunicações.

É apontado o exemplo de África onde existe uma ligação de banda larga fixa por cada mil habitantes, enquanto na Europa a relação sobe para 200 utilizadores por cada mil habitantes.

A região volta a ser apontada pelos preços de banda larga móvel mais elevados que nas restantes regiões analisadas pelos serviços estatísticos da ITU.