No final de junho existiam em todo o mundo 8,3 mil milhões de subscrições móveis, número que resulta da adição de 52 milhões de subscrições de serviços móveis a nível global, desde abril até final de junho, de acordo com os dados do mais recente relatório de mobilidade da Ericsson.

O 5G representa já 690 milhões destas subscrições, com 70 milhões de novas contas 5G ativadas só no último trimestre, entre clientes novos e atuais de serviços móveis. Os mesmos dados revelam que 218 prestadores de serviços de telecomunicações passaram entretanto a suportar a tecnologia, 24 em redes puramente 5G.

Por outro lado, constata-se que o 4G continua vivo, já que ganhou 77 milhões de novas subscrições no segundo trimestre do ano, para alcançar um total de 5 mil milhões de contas móveis 4G, representativas de 60% de todas as subscrições móveis. Tecnologias mais antigas como o GSM, por seu lado, estão em claro declínio. O GSM/EDGE em concreto perdeu 48 milhões de subscrições no período em análise.

5G vai ligar mais de mil milhões ainda este ano
5G vai ligar mais de mil milhões ainda este ano
Ver artigo

A maior responsável pelo crescimento global do número de subscrições móveis no segundo trimestre do ano é a Ásia. Só na China, o número de novos subscritores de serviços móveis aumentou em 10 milhões. A vizinha Índia surge na segunda posição da tabela com sete milhões de novos clientes de serviços móveis, entre abril e junho, e a Indonésia em terceiro, com quatro milhões.

Ericsson Mobility Report 2022 - 2ºtrimestre
créditos: Ericsson

O número de ligações a serviços de banda larga móvel a nível global, no mesmo período, também aumentou. O crescimento foi de 100 milhões, para um total de 7,2 mil milhões de contas, o que traduz um crescimento de 6% face a igual período do ano passado.

O tráfego de dados em redes móveis, consequentemente, também cresceu, 8%, para uma média mensal de 100 exabytes. Espera-se que os números aqui continuem a aumentar, fruto não só do aumento do número de contas móveis esperado, mas também do crescimento do volume de dados consumidos por utilizador, também previsto.

O consumo de vídeos será o principal driver para o crescimento do tráfego de dados móveis, embora continuem a notar-se diferenças significativas nos volumes de tráfego consumidos entre mercados, regiões e até prestadores de serviços, sublinha a Ericsson.

Ericsson Mobility Report 2022 - 2ºtrimestre
créditos: Ericsson

O Ericsson Mobility Report relativo ao segundo trimestre do ano sublinha que as subscrições de serviços de dados móveis representam agora 86% do total de subscrições móveis. Também faz a distinção entre o número total de contas móveis registadas e subscritores únicos, que no final de junho seriam 6,1 mil milhões no final de junho. Este é um valor que desconta as contas inativas ou duplicadas, de clientes com vários cartões móveis registados ou mesmo em utilização.

A edição anterior do Mobility Report tinha sido lançada em junho e estimava que o número de ligações 5G a nível global ultrapassasse os mil milhões até final do ano, alcançando até 2027 os 4,4 mil milhões, confirmando o crescimento mais rápido desta tecnologia móvel, face a qualquer uma das antecessoras. No primeiro trimestre do ano, o 5G tinha ganho também 70 milhões de novas subscrições.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.