Num estudo realizado pela consultora Ipsos Mori um terço dos colaboradores portugueses inquiridos afirma que as tecnologias de informação em uso na sua empresa estão desatualizadas, e mais de 60% acredita que esta área seria mais competitiva se usasse tecnologia moderna.

Dos que acreditam que os sistemas informáticos são obsoletos, quase dois em cada três (65%) lamentam o facto de as suas empresas não darem acesso a tablets ou smartphones.

Entre os inquiridos, 52% afirma mesmo que a sua empresa não usa aplicações móveis, 59% aponta a existência de dispositivos (computadores e laptops) com cinco a 10 anos de utilização, enquanto metade diz trabalhar com sistemas operativos com mais de cinco anos de vida.

O investimento em tecnologia traria grandes vantagens para as empresas, considera-se, com metade dos inquiridos (51%) a destacar o aumento da produtividade e 44% a afirmar que esse investimento se refletiria também num melhor serviço ao cliente.

Maior e melhor qualidade da comunicação interna, colaboração e partilha de conhecimento (43%), maior satisfação dos colaboradores (42%) e dos clientes (39%), acesso mais rápido a informação crítica para o negócio (40%) e maior facilidade para trabalhar em mobilidade (39%) são outras vantagens apontadas.

Do lado dos problemas mencionados somam-se a falta de suporte técnico (18%) e a falta de flexibilidade relativamente ao trabalho a partir de casa, referida por um quarto dos colaboradores.

A possibilidade de trabalhar fora do escritório é bastante desejada por grande parte dos profissionais (42%), assim como o acesso móvel ou remoto a documentos de trabalho (91%).

A possibilidade de partilhar informação e comunicar com os colegas é outro dos pontos fundamentais para aumentar a produtividade das PMEs portuguesas, dizem os entrevistados neste estudo, que abrangeu mais 12 países europeus, além de Portugal.

E se três em cada cinco colaboradores (62%) até consegue aceder a documentos do trabalho fora do escritório, a verdade é que 50% o faz usando os seus dispositivos pessoais e pagos por si, e só 45% usa dispositivos cedidos pela empresa, o que lhes garante acesso a documentos e arquivos importantes (57%), à sua área de trabalho (55%) e ao email profissional (55%).

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico