Cerca de 85% da população mundial terá acesso a Internet móvel de alta velocidade em 2017, suportada em tecnologias de terceira geração (3G), avança a Ericsson em mais um Relatório de Tráfego e de Mercado - Ao ritmo da Sociedade em Rede.

De acordo com a fornecedora de infraestruturas de rede, o número de subscrições de serviços 3G deverá, em cinco anos atingir os 9 mil milhões. Em finais de 2011 o número situava-se nos 6 mil milhões e no primeiro trimestre de 2012 tinha crescido para perto de 6,2 mil milhões, tendo sido registados 170 milhões de novas subscrições durante os primeiros três meses deste ano.

As previsões para a adoção de serviços suportados nas novas redes 4G apontam para uma cobertura de 50% da população mundial em 2017. Na Europa Ocidental, os acessos à Internet móvel suportados no LTE deverão ser já responsáveis por 25% da base de subscrições móveis, acrescenta a empresa.

O relatório estima ainda que, nesse ano, o número de utilizadores de smartphones se situe já nos 3 mil milhões (em 2011 eram 700 milhões), a nível global, e aponta a Europa Ocidental como a região com a taxa de penetração de subscrições móveis mais elevada no primeiro trimestre de 2012: 126%.

Até 2017, o atual volume de tráfego de dados deverá crescer 15 vezes face aos valores registados em 2011, apuraram os especialistas. Entre o primeiro trimestre de 2011 e o primeiro trimestre de 2012 este número duplicou, impulsionado principalmente pelo vídeo.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.