A apetência dos utilizadores de Internet pela mobilidade está a dinamizar as assinaturas dos acessos móveis, através de redes 3G. De acordo com a GSM Association existem actualmente 32 milhões de assinantes de serviços de banda larga móvel, o que representa um crescimento de 850 por cento face aos números do ano passado.

Os dados da associação não se referem sequer às velocidades de redes 3G mas sim às permitidas com a tecnologia HSPA (High Speed Packet Access), também conhecida como o 3,5 G, que garante velocidades entre os 1,8 e 7,2 Mbps já equiparadas a alguns serviços de rede fixa.

Actualmente existem 166 redes com suporte a HSPA, em 73 países, quando no final do primeiro trimestre de 2007 o número de operadores a suportar esta tecnologia se ficava pelos 73.

Da mesma forma a oferta de equipamentos de rede que tiram partido da velocidade do HSPA está também a aumentar, com um crescimento acima dos 265 por cento desde Janeiro do ano passado, segundo números da associação.

Também em Portugal o nível de adesão à Internet móvel de banda larga é elevado.
Ao longo do ano passado o número de ligações aumentou 88 por cento e só no último trimestre de 2007 o número de portugueses que aderiu a esta tecnologia cresceu 22 por cento, para um total de 1,44 milhões de ligações, segundo dados da Anacom.

Notícias Relacionadas:

2008-03-04 - Portugueses aderem em força à banda larga móvel