Um acordo assinado entre a União Europeia e a América Latina e Caribe prevê que a rede europeia GÉANT passe a ter ligação directa com a rede de pesquisa e educação CLARA, que suporta actividades cientificas nos países da América-Latina.



Em simultâneo com a assinatura do acordo que decorreu no âmbito do III Fórum Ministerial ALC-UE sobre a Sociedade da Informação no Rio de Janeiro, os responsáveis políticos das duas regiões "iniciaram um diálogo sobre políticas e assuntos regulatórios relacionados com a Sociedade da Informação", explica um comunicado onde se detalha que o objectivo destas conversas passa pela promoção da coesão social e inclusão digital.



O encontro teve como tema central de discussão "Uma Aliança para a Coesão Social através da Inclusão Digital" e debateu assuntos como o software livre, a interoperabilidade de sistemas, gestão da Internet, segurança e mecanismos adequados de financiamento e apoio ao desenvolvimento da Sociedade da Informação. Portugal fez-se representar por Diogo Vasconcelos, gestor da UMIC.



Em resultado, os países participantes assinaram uma declaração "que reflecte as visões sobre a inclusão digital partilhadas pelas duas regiões", destaca o comunicado, onde se acrescenta que foram lançadas as bases de um programa de trabalho entre regiões para o desenvolvimento da Sociedade da Informação que prevê transferência de tecnologia e cooperação em áreas específicas.



Notícias Relacionadas:

2004-09-03 - Comissão Europeia financia upgrade da rede de Investigação e Educação GÉANT

2002-03-04 - Nova ligação da RSCT à GÉANT suficiente para a realidade nacional