Várias notícias têm apontado um novo projecto da agência britânica de comunicações e informação, a GCHQ, como mais uma tentativa para controlar e monitorizar a Internet e as chamadas telefónicas no Reino Unido. Num comunicado raro a agência vem agora desmentir essa intenção, confirmando porém a existência do projecto.

Segundo o comunicado, publicado no site da agência, o projecto pretende apenas actualizar as ferramentas da organização para se manter a par dos desenvolvimentos tecnológicos da Internet.

A organização garante que não tem “ambições, expectativas ou planos para uma base de dados ou bases de dados que guardem centralmente toda s informação de comunicações” em Inglaterra.

O projecto no valor de mil milhões de libras tinha sido apontado como uma forma de espiar todos os emails, visitas a sites e sessões de redes sociais, assim como as chamadas de telefone.

A GCHQ adianta ainda que funciona sob uma regulação legal muito rígida que define procedimentos para que os órgãos do Governo autorizem qualquer acesso a informação sobre comunicações dos cidadãos.