O grupo Vodafone vai desenvolver, no âmbito de uma pareceria com as Nações Unidas, um sistema de telecomunicações padrão que possa ser usado por todas as agências humanitárias mundiais. O objectivo do projecto é colocar a uma só voz multíplicas forças de socorro em todo o mundo, melhorando a sua capacidade de resposta em caso da catástrofe ou ataques terroristas.



O programa beneficia de um investimento de 6,1 milhões de dólares e do trabalho de 500 especialistas em comunicações, que apresentarão resultados daqui a três anos. A maior fatia é para desenvolver o sistema de comunicações, o restante será alocado à formação para todas as organizações humanitárias interessadas.



De acordo com a informação disponibilizada, o projecto assenta na convicção de que, a existir um sistema para o qual todas as agências estão treinadas, será possível mais rapidamente reestaurar as comunicações e prestar auxílio.



A parceria com o grupo Vodafone é realizada com o Programa Alimentar para a Fome, principal braço das Nações Unidas para o fornecimento de comunicações em situações de emergência.



Notícias Relacionadas:

2007-10-17 - INEM testa sistema de videoconferência no socorro a vítimas