O Aino, o telemóvel da Sony Ericsson que "fala" com a PlayStation 3, começa hoje a chegar às lojas. O exclusivo TMN será comercializado num pacote que integra também a consola da Sony e um jogo, pelo valor de 499,90 euros - cujo lançamento mundial aconteceu hoje em Lisboa - ou isoladamente, ao preço de 399,90 euros.

Tal como o TeK já tinha escrito, o dispositivo estará disponível apenas para clientes TMN, pelo menos até ao Natal e enquanto tal continuar a ter interesse para a operadora, garantiu fonte da empresa, durante o lançamento comercial do produto, que aconteceu hoje, em Lisboa.

O acordo faz parte da estratégia da TMN para reforçar a sua gama de telefones com que pretende impulsionar as receitas com serviços de dados. "Quase duplicámos o número de smartphones", afirmou o Administrador Executivo da Portugal Telecom, Luís Avelar, que realçou a importância de dar aos clientes telefones que lhes permitam tirar partido desse tipo de serviços. Em 2009, os dados passaram a representar 22,6 por cento da receita total de serviços da companhia.

Para além da forte componente Web do telemóvel, com ligação às principais redes sociais, serviços de email e motores de busca multimédia, por exemplo, o Aino é o primeiro telefone a contar com interacção com uma consola de entretenimento doméstico. A ligação entre os dispositivos, Wi-fi ou 3G, permite trazer para o telemóvel os vídeos, imagens e músicas guardados no disco da PlayStation 3, mesmo que esteja do outro lado do mundo, desde que a consola se encontre em "standby".

Os jogos ficam, por enquanto, de fora: o telemóvel conta com os habituais títulos próprios deste tipo de plataformas, mas não "recebe" os jogos da PS3. Também não funciona como comando, não permite navegar nos menus da consola nem activar funcionalidades da mesma. Ainda assim, poderá aproveitar os tempos mortos no caminho para casa para solicitar o download de conteúdos para a consola através do telefone…

Entre as outras características diferenciadoras do telemóvel está a máquina fotográfica de 8.1 megapixéis, com o auto-focus inteligente, detecção de rostos, flash e gravação de vídeos. O ecrã tem 3 polegadas e 16 milhões de cores e é sensível ao toque, mas apenas no que respeita ao uso dos menus multimédia.

O telemóvel custa 399,90 euros, quando vendido isoladamente, mas poderá ser adquirido num pacote promocional, que, por mais 100 euros, inclui também uma PlayStation 3 e o jogo LittleBigPlanet. Esta oferta só estará disponível em lojas TMN, incluindo a virtual, e na Fnac. A aquisição do telefone dá direito a um desconto de 50 por cento nos tarifários de Internet no telemóvel, durante 3 meses.