A Alcatel-Lucent e a Fundação para a Ciência e Tecnologia assinaram hoje um protocolo que formaliza a disponibilidade da Alcatel-Lucent para integrar o Programa de Cátedras Convidadas do Estado, lançado no passado dia 12 de Maio.



A forma e conteúdo da cátedra ainda vai ser definida, assim como a instituição de ensino que irá acolher esta nova oportunidade para realizar projectos de I&D, um processo que será suportado num concurso público.



De acordo com o protocolo assinado entre o governo e a Alcatel-Lucent a empresa financia a cátedra a 75 por cento, um investimento que António Beato Teixeira, presidente do conselho de administração da Alcatel-Lucent Portugal, estimou ao TeK de meio milhão de euros.



Na cerimónia foi assinado um segundo protocolo que envolveu os laboratórios de investimento da empresa, os Bell Labs. O acordo fixa regras para uma cooperação entre instituições de ensino portuguesas e o histórico laboratório e abre portas a um programa de estágios que vai para já visar alunos da Universidade de Coimbra, Universidade do Porto e Instituto Superior Técnico, as três entidades portuguesas que já mantinham relações com os laboratórios. Outras instituições serão também beneficiárias da possibilidade de enviar os seus alunos de doutoramento para os Estados Unidos, seguindo o mesmo tipo de procedimento por concurso. Estes programas de estagias deverão ter uma frequência anual ao fim da qual são renovados.



À margem do encontro António Teixeira admitiu que a Alcatel-Lucent mantinha até agora uma relação pouco significativa com as universidades portuguesas, sem grandes laços estruturados, uma situação que se altera com o financiamento da cátedra, ainda sem data para arrancar.



Também Mariano Gago, ministro da ciência, tecnologia e ensino superior elogiou a iniciativa e fez votos para que a visita de dois dias do vice-presidente dos Bell Labs a Portugal, realizada no âmbito da iniciativa, produza frutos e permita estender o relacionamento entre Portugal e a estrutura a outros campos.



Debasis Mitra, vice-presidente dos Bell Labs representou a estrutura na apresentação da parceria e falou das muitas parcerias dos Bell Labs, nomeadamente na Europa, fazendo votos para o sucesso do acordo português.



Notícias Relacionadas:

2008-06-19 - Alcatel-Lucent e Governo aproximam Bell Labs de Portugal

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.