É hoje que a zona de Alenquer abrangida pelo piloto que antecipa o fim da televisão analógica, se despede da velha tecnologia e entra definitivamente na era da TV Digital. Há meses que a zona está coberta pelo sinal digital, tal como mais de 90 por cento do território, funcionando em simultâneo com o sinal analógico.



O desligamento do sinal analógico, mesmo com a alternativa digital disponível atempadamente, tem sido preparado com cuidado pela Anacom e pela câmara municipal de Alenquer que organizaram sessões de esclarecimento e outras iniciativas informativas acerca do processo.



Ainda ontem a Anacom divulgava que 90 por cento da população de Alenquer está preparada para migrar para o digital, embora o próprio regulador admita que ao longo do processo de transição foram surgindo alguns episódios de desinformação, por parte de agentes ligados aos operadores de serviços pagos de televisão.



O estudo divulgado pela Anacom também sublinhava que na zona de Alenquer seleccionada para o primeiro teste ao switch-off, 86 por cento dos moradores usam serviços de TV paga, pelo que nem darão pela mudança.



No mesmo dia a Deco mostrava no entanto que nem todas dúvidas estão resolvidas. A associação já recebeu 206 pedidos de informação sobre a Televisão Digital Terrestre. A maioria relaciona-se com questões técnicas, mas um quarto são queixas relativas a argumentos de venda menos honestos de agentes dos serviços de televisão paga, que tentam aproveitar a oportunidade para vender o seu produto.


Tal como o TeK já referiu numa montra a propósito do assunto, como explica um Guia publicado no site da Anacom e um dossier feito pela própria Deco, a migração para a TV Digital pode implicar custos se o televisor que tem em casa não for compatível com as normas DVB-T e MPEG4/H.264. Nesse caso, é necessário adquirir uma caixa descodificadora, disponível no retalho por preços a partir dos 40 euros. Feita esta alteração o acesso aos quatro canais continua a ser gratuito.



O apagão em Alenquer acontece às 11.30 horas e afecta os consumidores servidos pelo retransmissor de Alenquer. Quem tiver dúvidas sobre o processo tem no dia de hoje e nos próximos dois (13 e 14) representantes da Anacom e da Direcção-geral do Consumidor disponíveis para esclarecimentos no posto de turismo de Alenquer.



A próxima freguesia a migrar para a televisão digital é Agualva-Cacém (já a 16 de Junho) e depois dessa será a Nazaré (13 de Outubro), também envolvidas na fase piloto em que participa Alenquer. Para o resto do país o digital instala-se - sem alternativa analógica - em Abril de 2012.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.