Lentamente, as alternativas ao cabo vão ganhando terreno no mercado de TV subscrição, embora a larga maioria dos clientes deste tipo de serviço ainda se mantenha no cabo, onde dominam a TV Cabo, a Cabovisão.

O serviço de cabo representa 63 por cento dos assinantes e os serviços de TV por subscrição através de IPTV, FWA ou fibra, outros 12 por cento do mercado. Nos primeiros três meses do ano as ofertas suportadas neste conjunto de tecnologias serviram 282 mil clientes, mais 26 por cento que no trimestre anterior.

Os números hoje revelados pela Anacom mostram ainda que no primeiro trimestre deste ano o número de assinantes do cabo caiu ligeiramente (1,8 por cento), bem como os serviços suportados em satélite, que continuam a servir um em cada quatro subscritores de TV paga.

A Tv Cabo continua a liderar o mercado gerindo mais de 70 por cento do parque de clientes de serviços de TV por subscrição e a PT Comunicações já ascendeu ao segundo lugar do mercado, controlando 16,5 por cento dos clientes e ultrapassando a Cabovisão que foi durante muito tempo o segundo maior operador de TV paga no país. Entre os maiores operadores a PTC foi a única que conseguiu aumentar quota no período, crescendo quase 3 por cento. Uma das subidas mais significativas foi precisamente no satélite onde a queda da TV Cabo também foi maior.

No total existiam Portugal no final de Março 2,3 milhões de subscritores de serviços de TV paga, mais 39 mil que no trimestre anterior. Em termos globais, apenas a Madeira registou uma diminuição no número de clientes deste tipo de serviço.

Em termos de cobertura dos serviços, a Anacom destaca o facto de no período em análise terem sido cabladas 25 mil novos alojamentos em resultado, sobretudo, da expansão da rede da TV Cabo, propriedade da Zon.