A TDT em Portugal está aquém das expetativas, considera a Anacom num relatório recente, onde deixou igualmente sugestões para futuros modelos de negócio, mas também críticas à MEO, responsável pela rede.

A entidade reguladora considera que a operadora não tem qualquer “incentivo para o alargamento da oferta, a introdução de novos canais e serviços ou a valorização da plataforma no seu todo”, possivelmente pela existência de conflitos de interesses, já que é detentora “de uma plataforma concorrente”.

Televisão digital gratuita está aquém das expetativas
Televisão digital gratuita está aquém das expetativas
Ver artigo

A Altice Portugal já reagiu e, em comunicado, refere que não consegue compreender as conclusões do  relatório, sobretudo no início de 2017, a entidade reguladora divulgou um relatório sobre a qualidade de serviço, em que concluía que “a qualidade do sinal da TDT no ano 2016 foi muito boa, com valores de disponibilidade de serviço próximos dos 100% e nível de estabilidade de serviço quase sempre elevada”.

Na resposta oficial, a Altice sublinha também que “cumpre e sempre cumpriu as obrigações que lhe foram determinadas em sede de qualidade de serviço TDT, nomeadamente as que decorreram do Concurso Público e as que lhe vieram a ser determinadas posteriormente pela ANACOM e pelo Governo”.

Lembra ainda que é o operador de rede TDT “em virtude de ter ganho o Concurso Público", ao qual se candidatou "através de uma proposta transparente, não discriminatória e idónea, e sem que, em algum momento, lhe tenham sido assinaladas quaisquer reservas, nomeadamente quanto a potenciais conflitos de interesse”.

Sobre a introdução de novos canais na oferta TDT, refere que a decisão cabe ao Governo  e indica que “tem estado totalmente disponível e acessível neste âmbito”, lembrado o sucedido no processo de inclusão de dois novos canais há cerca de um ano.

“ A Altice não só reafirma o seu empenho no cumprimento de todas as obrigações que lhe correspondem no âmbito da TDT, em linha com o que tem sido a sua conduta até à data, como sempre foi proactiva em prontas respostas na implementação de soluções, mesmo não estando obrigada a isso contratualmente”, termina.