O longo folhetim que opõe a OniWay à Vodafone e à Optimus para obter a interligação das redes sobre a tecnologia GSM, já garantida através da acordo com a TMN, parece agora mais próximo de um final. Apesar da decisão ainda não estar oficializada nem ter sido enviada nenhuma comunicação aos interessados e ao público, Álvaro Dâmaso, presidente da Anacom - Autoridade Nacional de Comunicações, admitiu ontem durante o Fórum Telecom e Media, patrocinado pelo Diário Económico, que a deliberação já está tomada e que segue no sentido de uma deliberação anterior deste órgão regulador do mercado.



A anterior direcção da Anacom havia já emitido uma deliberação no sentido de obrigar os operadores móveis Optimus e Vodafone a garantir a interligação à OniWay, mas essa determinação acabou por não ser posta em prática face à mudança da presidência da Anacom. Ontem, Álvaro Dâmaso confirmou que "a Vodafone e a Optimus não podem recusar a interligação à Oniway para a prestação de serviços integrados na licença UMTS de que esta é titular".



A Anacom havia aprovado um acordo entre a OniWay e a TMN para que a operadora do Grupo Oni pudesse prestar serviços baseados em tecnologia GSM e GPRS através da rede TMN, constituindo desta forma uma alternativa ainda antes do arranque do UMTS. A oposição da Vodafone e da Optimus em realizarem acordos de interligação sobre esta tecnologia tornava porém difícil a viabilidade económica deste serviço, pelo que a OniWay acabou por ainda não o concretizar.



Na mesma conferência, Álvaro Dâmaso afirmou que o prazo definido para o arranque da tecnologia UMTS - a 31 de Dezembro de 2002 - não foi ainda alterado, mas admite alguma flexibilidade no lançamento das operações.

Notícias Relacionadas:

2002-09-04 - Vodafone mantém dúvidas sobre a legalidade da OniWay operar em GSM
2002-08-30 - SonaeCom nega recusa ilícita de acordos de interligação com a OniWay

2002-08-21 - Anacom quer interligação com OniWay e balanço do estado actual do UMTS em Portugal

2002-08-20 - Operadores portugueses discutem possível adiamento do lançamento comercial do UMTS

2002-07-05 - OniWay apresenta queixa contra a Vodafone na Comissão Europeia

2002-07-02 - Optimus e Vodafone recusam acordos de interligação com OniWay

2002-07-01 - Operadores móveis devem concluir acordo de interligação hoje

2002-05-31 - Anacom autoriza serviços GPRS da OniWay desbloqueando acordos de interligação