A Anacom realizou um estudo, solicitado pela CP, para testar a qualidade dos serviços de redes móveis dos comboios Alfa Pendular, utilizados em viagens longas pelo país. Mas também como forma de relembrar que o sector se enquadra nas obrigações para as atribuições das licenças 5G, que estão previstas no leilão. O estudo avaliou o desempenho dos serviços móveis, de voz e dados, que são disponibilizados pela MEO, NOS e Vodafone nos Alfa Pendulares da CP, nomeadamente o 2G, 3G e 4G, numa ótica do utilizador.
O estudo realizou-se entre 12 a 20 de julho, sendo os testes realizados em toda a extensão do eixo ferroviário Braga, Porto, Lisboa e Faro. A Anacom diz que foram realizadas 1.462 chamadas de voz e 8,916 sessões de dados (cerca de 487 chamadas e 495 sessões de dados por operador), abrangendo uma extensão de 2.800 quilómetros.
Nas suas conclusões, é referido que o serviço de voz tem um desempenho global fraco. Houve muitas áreas onde não foi possível estabelecer ou manter chamadas. Ainda assim, o melhor desempenho foi da Vodafone. As piores zonas registadas foram entre os troços Trofa-Porto/Campanhã; Santarém-Carregado e Funcheira/Ourique-Tunes sem um bom desempenho de todas as operadoras.
Veja na galeria os dados com mais pormenor:
Nos serviços de dados, para a transferência de ficheiros, no geral apresenta-se adequada para a capacidade de estabelecimento e retenção das sessões de dados. Mas os serviços de navegação de internet e streaming de vídeo no YouTube, assim como a verificação da latência de transmissão de dados, regista-se a degradação destas capacidades.
O teste salienta que para as transferências de ficheiros, registam-se velocidades médias globais razoáveis, seja em download como upload de dados. A MEO e a Vodafone apresentaram os melhores desempenhos. Mas o regulador aponta uma variabilidade muito elevada nos processos, atingindo valores máximos de 168,88 Mbps e 55,23 Mbps, sendo que nos registos mínimos, os 0,0006 e 0,011 Mbps, respetivamente ao download e upload.
Tanto a navegação pela internet, o visionamento de vídeos em streaming no Youtube apresentam desempenhos inferiores à transferência de dados, e com diferenças entre operadores. Os piores troços foram Pombal-Fátima, Fátima-Entroncamento, Santarém-Carregado e Funcheira/Ourique-Tunes, com baixa performance dos três operadores.
A Anacom disse ainda que "as obrigações de cobertura contempladas no leilão do 5G e de outras faixas relevantes contemplam a disponibilização, até ao final de 2025, de um serviço de banda larga móvel com um débito mínimo de 100 Mbps que assegure a cobertura de cada um dos itinerários ferroviários incluídos no Corredor Atlântico, na parte relativa ao território nacional, da ligação Braga-Lisboa, da ligação Lisboa-Faro e das ligações urbanas e suburbanas de Lisboa e Porto, a que acresce a obrigação de cobertura de 85% de cada um dos restantes itinerários ferroviários".
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Fortnite toma de assalto Counter-Strike 2 e Valorant com o novo modo Ballistic -
App do dia
Nintendo Music traz 40 anos de bandas sonoras dos jogos para o smartphone -
Site do dia
Europa Clipper inspira nova banda desenhada sobre astrobiologia da NASA -
How to TEK
Mude o assistente do Waze para a vozes do Venom e Eddie Brock
Comentários