A Google está a ser processada pela utilização do nome Android, denominação escolhida para o seu sistema operativo destinado a telemóveis.

A gigante da Internet pode vir a ter de mudar o nome da plataforma, estando igualmente em risco de pagar uma quantia avultada de dinheiro ao empresário que apresentou queixa.

Proprietário da Android Data Corporation, Eric Specht diz ter registado a marca "Android" em 2002. Segundo a revista Forbes, a Google tentou registar essa mesma marca em 2007, mas nunca o conseguiu. A última tentativa ocorreu em Novembro do ano passado.

O empresário pede agora 94 milhões de dólares de indemnização, alargando a queixa a todas as empresas que utilizam a patente e integram a Open Handset Alliance, nomeadamente a Motorola, a Qualcomm, a Sprint Nextel, a Telefónica, a Toshiba e a Vodafone, entre outras.

Os advogados da Google defenden-se afirmando que a marca é "Android Data" e não apenas "Android", com Specht a referir, em resposta, que "Data" é uma palavra genérica e tem função descritiva.