Sentiu dificuldades no acesso à Internet esta tarde? Não foi o único. Vários utilizadores e empresas reportaram, através das redes sociais e de plataformas como a Down Detector, falhas na ligação nos serviços de Internet da MEO, NOS e Vodafone. 

De acordo com os dados disponibilizados pela DownDetector, os problemas no acesso começaram por volta das 16h00 (hora de Lisboa). Como avançam alguns meios de comunicação social, as dificuldades na ligação à Internet também se fizeram sentir em tribunais, incluindo na rede do Campus da Justiça, em Lisboa.

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O SAPO TEK sabe que o problema teve origem numa falha no fornecimento de energia que afetou o LS1 International Business Exchange (IBX) e que teve impacto nos serviços da Equinix, refletindo-se nos serviços dos operadores.

Fonte oficial da Equinix explica que "devido a falhas persistentes no serviço de energia pública, houve uma interrupção momentânea do serviço na LS1 International Business Exchange (IBX) de Portugal na terça-feira, 6 de junho, que afetou alguns serviços locais da Equinix".

A empresa garante que "a situação já está sob controle e todos os serviços foram rapidamente restabelecidos”.

O IBX é o centro de dados da Equinix em Lisboa e fornece serviços de conectividade de rede para mais de 70 clientes, mais de 35 operadoras e 4 Internet Exchanges, pontos de interligação entre os vários operadores de telecomunicações.

Segundo dados da empresa, o data center da Equinix Lisboa é alimentado por energia 100% renovável e com fontes de alimentação totalmente redundantes, mas terá sido a persistência das falhas de energia da rede pública a causar a interrupção dos serviços.

Como avança a Lusa, a rede informática do sistema de Justiça, incluindo os tribunais, está inoperacional, provocando adiamentos em julgamentos e outras diligências.

De acordo com a agência noticiosa, António Marçal, presidente do Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ), afirmou que a rede dos tribunais deixou de estar operacional por volta das 16h00, adiantando que desde segunda-feira que a plataforma eletrónica de registo de óbitos (SICO), está inoperacional.

As situação registada na plataforma gerida pelo Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ) está a causar dificuldades na comunicação dos registos de óbitos e a atrasar a libertação dos corpos e entrega às famílias.

Em declarações à Lusa, o Ministério da Justiça indica que "foi identificado um problema ao nível de um datacenter de uma operadora nacional, que está a afetar vários serviços, incluindo serviços da justiça" e que "há neste momento a indicação, pela entidade fornecedora, de que a situação está em resolução".

Os vários operadores contactados pelo SAPO TEK dizem também que os serviços já estão repostos e que as falhas na rede foram ultrapassadas.

Nota de Redação: A notícia foi atualizada com uma correção. Última atualização: 10h48 (07/06/2023)