Uma análise da Pew Internet & American Life Project mostra que 85 por cento dos adultos norte-americanos já aderiram às novas tecnologias usufruindo das suas capacidades através de telemóveis, equipamentos digitais, consolas ou da Internet.



O relatório da associação divide os inquiridos segundo o uso que estes dão às novas tecnologias e define os utilizadores da Web 2.0 como" pessoas que se aproveitam da tecnologia para se expressar online ou participar no ciberespaço através de blogues, canais interactivos ou outras plataformas".



O público alvo da pesquisa foi dividido em dez categorias diferentes e em três grupos principais, sendo que 31 por cento são utilizadores de elite, 20 por cento têm uma taxa de utilização moderada e 49 por cento são utilizadores com poucos bens tecnológicos e onde a idade média se fixa nos 64 anos.



No grupo de elite - onde a faixa etária é em média 28 anos - apenas oito por cento dos utilizadores assumem desfrutar ao máximo das capacidades das TIC através dos telemóveis, que utilizam para tirar fotos, ouvir música ver vídeos e fazer chamadas telefónicas.



Para além destes hábitos, este grupo assume ainda desenvolver actividades online através da criação de blogues, de sites ou pela participação em plataformas interactivas.



No grupo de utilizadores moderados 10 por cento acreditam que os telemóveis são uma ferramenta multifacetada. Estes inquiridos utilizam a Internet mas com menos frequência.



No terceiro grupo oito por cento dos utilizadores afirmam ter as ferramentas tecnológicas à disposição, mas acrescentam que não sabem como desfrutar das suas capacidades. Ainda neste grupo, 11 por cento dos inquiridos têm telemóvel ou acesso à Internet, embora a sua utilização seja escassa. Por outro lado, 15 por cento dos indivíduos acredita que a televisão, o rádio e os jornais são suficientes para se manterem "ligados".



Diferentes tipos de utilização



Os números da Pew Internet mostram que 73 por cento dos adultos norte-americanos têm telemóvel, 68 por cento têm desktops e 30 por cento laptops. A ligação à Internet é uma realidade para 73 por cento dos utilizadores.



A pesquisa indica que 37 por cento dos inquiridos utiliza programas de instant messaging regularmente e que 41 por cento já enviou SMS.



O download de músicas através de redes P2P é comum a 25 por cento dos norte-americanos inquiridos enquanto que a partilha de fotografias, vídeos ou outros conteúdos cativa apenas 19 por cento da amostra.



Por fim, os dados mostram que 55 por cento dos utilizadores possui uma câmara digital, 20 por cento têm leitores de música digital e 11 por cento têm smartphones.




Notícias Relacionadas:

2007-04-21 - Jovens têm consciência que os pais controlam as suas actividades online

2007-04-19 - Maioria dos adolescentes protege privacidade online

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.