A bagagem perdeu-se e não sabe a quem recorrer, ou a companhia aérea cancelou o voo de regresso a casa e não quer garantir uma alternativa? A Comissão Europeia acaba de lançar uma aplicação para telemóvel onde expõe de forma clara os direitos dos passageiros europeus.

Disponível em 22 línguas a aplicação pode ser instalada em telemóveis com sistemas operativos iOS, Android, Blackberry e Windows Phone e abrange os transportes aéreos e ferroviários, embora esteja já previsto o alargamento a viagens de autocarro e por via marítima, mas só em 2013.

Mesmo a tempo das férias de Verão, a aplicação pretende ajudar os passageiros a ultrapassar as frustrações e bloqueios que enfrentam por falta de acesso à informação sobre os seus direitos na altura que mais precisam, em situações imprevistas, explica o vice presidente da Comissão Europeia, Siim Kallas, responsável pela área dos transportes.

A aplicação explica os direitos dos passageiros em cada tipo de problema potencial, desde alteração de horários à inconformidade de um hotel com a informação do folheto turístico. No caso do cancelamento de um voo, por exemplo, os passageiros têm direito a uma indeminização que varia entre os 125 e os 600 euros e se a bagagem ficar danificada há também lugar a compensação.



[caption]aplicação[/caption]

Se os direitos não forem respeitados a aplicação dá informação sobre quem deve ser contactado para apresentar queixa, sendo também uma forma de divulgar informações e recomendações em situações de emergência em grande escala, semelhantes à crise das cinzas vulcânicas que ocorreu em 2010 na sequência da erupção de um vulcão na Islândia e que paralisou as viagens aéreas na Europa.

No site da Comissão Europeia há mais informações sobre as aplicações e os links para download nas lojas das várias plataformas móveis onde estão disponíveis, assim como códigos QR (códigos bidimensionais) para acesso mais fácil.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.