Os clientes das redes móveis estão interessados em aceder a serviços multimédia, tais como o picture messaging e o video messaging, segundo um estudo da consultora MORPACE International encomendado pela Comverse, um fornecedor de soluções para esta àrea, no sentido de determinar o interesse de empresas e indivíduos em geral, nomeadamente mais jovens, neste género de aplicações nas redes de telecomunicações móveis de terceira geração (3G).



Mais de 80 por cento dos inquiridos afirmaram que estariam interessados em utilizar estes serviços, numa base diária ou semanal, acrescentando ainda que a sua vontade na utilização dependeria de dois factores principais: a alta qualidade da imagem e a rápida velocidade de transmissão.



A investigação concluiu também que cerca de 90 por cento das empresas inquiridas apostariam na criação das suas próprias imagens, em vez de optarem pelo download ou pelo forward de conteúdos, como é habitual em aplicações multimédia no PC. As empresas sublinharam igualmente a importância do potencial de novos dispositivos móveis com câmaras integradas.



O picture messaging interessa a 85 por cento dos inquiridos. Entre estes, os utilizadores empresariais apontaram como razões mais importantes para recorrerem à aplicação a eficiência e a velocidade, visando a partilha de planos, imagens, documentos, desenhos, e catálogos de produtos para clientes e colegas. Os subscritores individuais das redes móveis, por outro lado, indicaram que teriam finalidades mais práticas e de diversão, como por exemplo o envio de postais, ou a obtenção de uma segunda opinião para uma compra.



Considerado mais atractivo que o picture messaging, o video messaging seria utilizado numa base diária ou semanal por 88 por cento dos inquiridos. Esta aplicação é vista essencialmente como um serviço de comunicação de carácter social, mas também como entretenimento ou uma forma para negócios "amigáveis".



Enquanto os clientes empresariais vêem no video messaging benefícios como a portabilidade, velocidade e descrição, os mais jovens e os indivíduos em geral associam-no a benefícios abstractos, como a capacidade para melhorar um evento social ou manter-se em contacto com familiares distantes.



O custo da utilização do serviço foi o principal factor limitativo aos serviços de messaging 3G apontado. Segundo o estudo, o mercado jovem procura uma estrutura de preços similar ao modelo SMS.



Zeev Bregman, presidente da Comverse, afirma que os resultados desta pesquisa indicam claramente que os clientes esperam obter a mesma experiência observada com o SMS. Além disso, os utilizadores pretendem controlar totalmente o terminal para onde as suas mensagens multimédia serão enviadas, quer para um PC, um telemóvel ou outros dispositivos alternativos.



Todos os participantes envolvidos no estudo afirmaram estar dispostos a aceitar publicidade consentida se não fosse demasiado inoportuna e oferecesse possibilidades de desconto.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.