A Apple está a planear disponibilizar à comunidade de programadores de software open-source durante este mês de Setembro o código-fonte da tecnologia Rendezvous, que possibilita que dispositivos ligados em rede se detectem uns aos outros automaticamente, revelou a C|NET.



A funcionalidade, que vem integrada na nova versão 10.2 do sistema operativo Mac OS X da companhia, pode ser utilizada para simplificar a impressão em rede, a partilha de ficheiros e outras tarefas de comunicações. A Apple emprega a Rendezvous no seu programa iChat, de forma a permitir que os utilizadores acedam a uma lista das outras pessoas que estão na sua rede informática local e com as quais poderão desejar conversar.



A fabricante prometeu ainda que irá incluir a tecnologia no início do próximo ano ao software iTunes, o que irá permitir que os proprietários de computadores Mac emitam ficheiros de música guardados em outros Macs localizados na mesma rede. Ao publicar o código-fonte da tecnologia, a Apple espera que a Rendezvous seja utilizada noutros periféricos e dispositivos, tornando desta forma os Macs equipados com esta funcionalidade mais úteis.



Contudo, os fabricantes de equipamentos continuarão a precisar de adaptar a tecnologia para o seu produto específico. A Apple afirma que para além de disponibilizar o código-fonte da Rendezvous, pretende também colaborar com os programadores que pretendem incluir a tecnologia.



A Hewlett-Packard e a Lexmark já afirmaram que pretendem integrar a Rendezvous nos seus modelos futuros de impressoras. Os responsáveis da Apple afirmam que existe um forte interesse por parte dos programadores, que pretendem utilizar a Rendezvous no seu software. A tecnologia tem também o potencial para ser empregue em produtos de electrónica de consumo numa rede doméstica.



Com o lançamento do Mac OS X 10.2, foi também publicada uma actualização ao Darwin, o núcleo open-source do sistema operativo, que inclui a versão 4.4 da plataforma FreeBSD e a versão mais recente do Protocolo Internet (IP), bem como o projecto Open Directory da Apple.


Notícias Relacionadas:

2002-01-02 - Nova actualização de Mac OS X suporta mais periféricos