
Um novo estudo indica que as últimas semanas têm sido de redução contínua da quota de mercado da Apple na Europa. De acordo com os dados do Kantar Group a fabricante da maçã tem vendido menos semana após semana, em França, Alemanha, Itália ou Espanha.
Nas nove semanas anteriores ao final do mês de novembro a quota de mercado da Apple na região caiu 9 por cento, para os 20 por cento. Só na Alemanha, maior mercado europeu, a quota da Apple terá recuado 5 por cento, para os 22 por cento.
A explicar o aparente desinteresse no iPhone e no iPad estará a crise e uma alteração de comportamentos dos consumidores, que ao longo dos últimos meses têm alterado preferências para modelos de equipamentos mais baratos.
A principal beneficiada com esta alteração de comportamento é a Google e o Android, o sistema operativo móvel cujo desenvolvimento é coordenado pela fabricante. No mercado alemão os dispositivos com Android já somam 61 por cento de quota de mercado nos smartphones.
Os números de outras empresas de estudos de mercado apontam a mesma tendência registada pela Kantar, apontando o Android como líder no mercado europeu com um crescimento acelerado ao longo dos últimos meses. A quantidade de marcas e modelos com o sistema operativo móvel ajudarão certamente a explicar a ascensão, bem como os já referidos preços, que a Apple mantém elevados, e a concorrência tem conseguido puxar para baixo.
Os analistas acreditam que a perda de terreno da Apple no mercado europeu irá provocar uma reação da fabricante que pode passar por introduzir maior flexibilidade nos modelos de repartição de receitas.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários