A Apritel divulgou o seu relatório mensal sobre os preços das comunicações, baseados nos dados mais recentes do Eurostat, referente ao mês de julho. É referido os preços dos serviços de internet fixa de banda larga desceram 4,1% no país, os quais “demonstram mais uma vez a forte dinâmica competitiva no mercado português de comunicações eletrónicas”.

Os dados indicam que os preços da média europeia subiram 0,9% nos últimos 12 meses. À frente de Portugal encontra-se apenas a Eslovénia, com descidas de 10,9% e a fechar o pódio está a Grécia, que registou um decréscimo nos preços de 3%. Do outro lado do espectro está a França, que aumentou 3,8%, a Finlândia com 2,4% e a Bélgica com 2,2%, na variação média do IHPC para os serviços de internet.

apritel julho 2022

“Num contexto de aumento generalizado dos preços na economia, com uma inflação de 9,1% no mês de julho, os serviços de comunicações nacionais contribuem para uma menor pressão inflacionista na economia nacional, por via de uma evolução abaixo da inflação verificada”, salientou a associação no comunicado.

Como faz questão de alertar mensalmente, a associação mantém a ressalva que os comparativos de evolução de preços suportados no IHCP do EUROSTAT não podem ser utilizados para comparar níveis de preços entre países, mas sim a evolução dos mesmos, “e com as devidas precauções”.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.