Chegou hoje ao Twitter o primeiro post enviado do espaço, directamente e em tempo real. Os astronautas em missão na Estação Espacial Internacional experimentaram com sucesso uma ligação de Internet que permite o contacto directo com o ciberespaço na Terra.

Os relatos da missão espacial no Twitter já não são uma novidade, mas é uma estreia o facto de serem enviados directamente pelos astronautas, sem intervenção de terceiros, já que quando a NASA deu início a esta iniciativa as mensagens eram enviadas pelos astronautas para a Central de Controlo e introduzidas no serviço de microblogging por uma terceira pessoa. Questões de segurança impediram que a partilha de relatos com os internautas interessados em notícias do espaço avançasse logo num primeiro momento de forma directa, explicava na altura a NASA.

No primeiro tweet directamente enviado do espaço T.J (@Astro_TJ), o astronauta que o escreveu, diz: "Hello Twitterverse!". "We r now LIVE tweeting from the International Space Station -- the 1st live tweet from Space! :) More soon, send your ?s". As duas mensagens dão nota de que estas são as primeiras mensagens enviadas directamente a partir do espaço e que chegam ao Twitter a partir da Estação Espacial Internacional.

Além dos tweets, os cinco astronautas que compõem a missão passam a poder navegar na World Wide Web, como se estivessem na Terra, mas a 354 quilómetros de distância do planeta, relata o Space.com. A ligação é assegurada por uma antena de alta velocidade e o acesso feito a partir de um laptop que controla um computador desktop na Central de Controlo, numa ligação protegida. A ligação directa à Internet a partir da estação espacial também permite aos astronautas telefonarem para casa a partir da missão, usando um telefone IP.