O ministério da Saúde francês publicou um comunicado, alertando para a necessidade de consciencialização dos pais de crianças utilizadoras de telemóveis.

O alerta do ministério da Saúde, Juventude e Desporto salienta o facto de a maior parte dos estudos realizados até ao momento não porem totalmente de parte a possibilidade de a utilização prolongada de telemóveis ser prejudicial à saúde humana e recomendou uma atitude de vigilância e prudência das famílias e pais, perante o uso de telemóveis por crianças.

O comunicado, emitido na quarta feira, representa a primeira tomada de posição oficial do governo francês sobre o tema e surge em reacção ao crescente mercado de telemóveis dirigidos ao público infantil e às vendas recorde deste tipo de aparelhos registadas este Natal.

O ministério recordou ainda que, apesar da maior parte dos estudos científicos, internacionais e franceses, terem-se revelado inconclusivos, alguns deles apontam para a possibilidade de efeitos secundários relacionados com a utilização de telemóveis, em certas situações esporádicas. Segundo o ministério, o único efeito adverso cientificamente constatado prende-se com um aumento da temperatura dos terminais, em casos de uso intenso ou prolongado, podendo causar queimaduras.

Os estudos que indicam uma relação entre o uso prolongado de telemóveis e o surgimento de tumores cancerígenos não estão ainda confirmados.

O comunicado aponta ainda algumas boas práticas para a utilização dos telemóveis, incluindo o uso de kits de mãos livres e evitar a sua utilização prolongada e em zonas com fraca recepção celular.

O ministério já pediu à Organização Mundial de Saúde dados estatísticos comparativos dos estudos realizados em diversos países, de forma a, em conjunto com pareceres de outras agências e autoridades sanitárias francesas, poder emitir um parecer conclusivo.

Notícias Relacionadas:
2007-12-07 - Estudo volta a apontar perigos dos telemóveis para a saúde
2007-09-13 - Utilizadores frequentes de telemóveis revelam actividade cerebral reduzida