A Anacom anunciou a disponibilização de uma versão renovada do seu Balcão Virtual. Nesta nova versão o balcão que leva apara a Internet alguns serviços prestados pelo regulador das comunicações electrónicas, reforça a oferta nas duas principais vertentes. Quer no canal público, onde se incluem todos os serviços que não carecem de registo para utilização, quer no canal privado, de acesso reservado.



Numa nota de imprensa, a Anacom explica ainda que na área reservada passaram a estar também disponíveis formulários para o serviço de licenciamento radioeléctrico de redes e estações de radiocomunicações. De sublinhar que esta área antes tinha apenas disponíveis processos relativos ao Serviço de Amador e Amador por Satélite e aos serviços ITED-ITUR.


Na mesma comunicação, a Anacom explica que, apesar da versão para download dos formulários relativos a processos de licenciamento continuar disponível na área de acesso público do site, só na área de acesso reservado é possível às empresas ter acesso a um conjunto de novas facilidades que esta versão renovada da plataforma disponibiliza.



Entre as funcionalidades da área de acesso reservado, destacadas pelo regulador, está o envio de documentação por via electrónica, consulta do estado de processos, recepção de avisos, entre outros. De sublinhar que o preenchimento dos formulários disponíveis online tem suporte técnico gratuito via telefone.



A partir do dia 15 de Outubro o regulador estreia também novas alternativas de acesso ao seu Balcão Virtual, a partir de dispositivos móveis.