No final de junho existiam em Portugal 6,8 milhões de utilizadores de serviços típicos da banda larga móvel. O valor é o mais elevado até à data e revela um aumento de 17,7% em termos homólogos.

A Anacom refere que o crescimento da utilização destes serviços está associado ao aumento dos utilizadores de Internet no telemóvel - 20,5% face ao mesmo período de 2016 -, e à crescente taxa penetração dos smartphones – que atingiu 72,7% no final de junho, segundo o Barómetro de Telecomunicações da Marktest.

Os planos pós-pagos cresceram 2,2% no trimestre e 9% face a idêntico trimestre do ano passado, enquanto os planos pré-pagos aumentaram 0,1% face ao trimestre anterior e caíram 1,5% em termos homólogos. Os planos combinados/híbridos aumentaram 1,5% face ao 1º trimestre e 0,8% no último ano.

Os assinantes pré-pagos representavam 47,5% do total, os assinantes pós-pagos, 26,6%, e os planos combinados/híbridos 25,8%, revela a entidade reguladora do mercado português de telecomunicações.

A MEO continua a ser o principal prestador com 43,9% das estações móveis ativas com utilização efetiva, seguida da Vodafone com 30,5%. A NOS foi o único prestador que aumentou a sua quota, para 23,6%.