Pela primeira vez no trimestre entre Janeiro e Março deste ano o número de utilizadores de serviços de banda larga móvel ultrapassou o número de utilizadores de banda larga fixa. No final do primeiro trimestre do ano existiam no país 1,71 milhões de acesso móveis, contra 1,52 milhões de acessos móveis. Juntos as tecnologias somam 3,2 milhões de utilizadores de banda larga.



Os números divulgados pelo regulador das comunicações mostram que nos primeiros três meses do ano a banda larga móvel registou um ritmo de crescimento intenso, por oposição a um ligeiro decréscimo nas tecnologias de acesso fixo (0,2 por cento), o que permitiu adicionar à base de clientes 259 mil novos utilizadores, num crescimento de 18 por cento face aos três meses anteriores.



Dos 1,71 milhões de contas móveis de banda larga contabilizadas pela Anacom, 793 mil estavam activas no período em análise, um valor 152 por cento acima do registado na mesma altura do ano passado. Também o volume de tráfego gerado com os acessos móveis aumentou de forma significativa: cerca de 40 por cento.



Os números do primeiro trimestre, para a Internet com acesso fixo continuam a mostrar uma queda das ligações dial up, que totalizavam no final de Março 60 mil utilizadores, menos 39 mil que no trimestre anterior.



A diminuição de acessos, que também se registou na banda larga fixa, é explicada pelas rescisões contratuais levadas a cabo pela PTC, sobretudo em contas pré-pagas, uma operação que não retirou a liderança ao ADSL nos acessos fixos. As ligações ADSL são usadas por 57,6 por cento dos clientes de banda larga fixa.



Os números apurados pela Anacom concluem a existência de uma penetração de 14,4 por cento, no que se refere à banda larga fixa e de 16,2 por cento para a banda larga móvel.



A Anacom também sublinha no seu relatório a crescente importância dos acessos à banda larga através de tecnologias móveis, para dizer que os rankings internacionais que não contabilizam esta variante transmitem uma imagem errada do país.


Notícias Relacionadas:

2008-05-19 - OCDE revê em baixa penetração da banda larga em Portugal