(Actualizada) O consumo de energia é um dos principais custos nas redes de telecomunicações e os vários fabricantes têm vindo a apresentar iniciativas que pretendem reduzir o recurso à energia. Nesse sentido o Bell Labs, da Alcatel-Lucent, acaba de anunciar a criação de um consórcio para o desenvolvimento de tecnologias mais eficientes.

O Green Touch conta com 15 membros, entre os quais está a Portugal Telecom e a Fundação das Comunicações Móveis (responsável pelo Programa e-escola e e-escolinha), e a meta é tornar as redes de comunicações 1000 vezes mais eficientes em termos energéticos do que actualmente, estando prevista a apresentação de uma arquitectura de rede de referência no prazo de 5 anos.

A redução que o consórcio se propõe conseguir é "aproximadamente equivalente à capacidade de fornecer energia às redes de comunicações mundiais, incluindo a Internet, durante três anos, utilizando a mesma quantidade de energia que é necessária para as fazer funcionar, actualmente, durante um único dia", refere o documento de apresentação do consórcio.

Entre os membros do Green Touch estão líderes da indústria, académicos e laboratórios governamentais, que vão trabalhar em conjunto para conseguir novas abordagens à eficiência energética, que são consideradas um factor chave para a sustentabilidade das redes no futuro.

Uma pesquisa do laboratório de investigação e desenvolvimento da Alcatel-Lucent concluiu que as actuais redes podem ser 10.000 vezes mais eficientes do que actualmente.

De acordo com o Bell Labs, esta conclusão foi extraída da análise fundamental dos Bell Labs acerca das componentes subjacentes das redes e tecnologias das TIC (que incluem as componentes óptica, sem fios, electrónica, processamento, encaminhamento e arquitectura) e do estudo dos seus limites físicos, através da aplicação de fórmulas estabelecidas como a Lei de Shannon.

Nota da Redacção: A notícia foi actualizada com a referência à Fundação das Comunicações Móveis, que também integra o consórcio.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.