Tal como o TeK já havia avançado na semana passada, divrsos operadores estão a encarar com maus olhos a integração da plataforma Skype nos telemóveis que comercializam.

As acções de bloqueio de chamadas aos utilizadores que colocaram tais ferramentas nos equipamentos levou a que a Voice over the Net Coalition, associação para o sector VoIP que integra nomes como a Microsoft, Intel e eBay, solicitasse à União Europeia uma intervenção junto dos operadores.

A associação pede que Bruxelas interceda para que as aplicações de voz sobre IP possam utilizar as redes 3G das operadoras e dá o exemplo da T-Mobile, que bloqueia os acessos, como uma situação "altamente injusta para o consumidor europeu".

Por parte da Skype, empresa tutelada pelo eBay, as negociações com os operadores continuam a decorrer e, de acordo com Julien Decot, director estratégico da empresa, citado pela imprensa internacional, a entrada do Skype no mercado móvel é benéfico para todos, mesmo para os operadores "que, deste modo, podem dinamizar o seu tráfego de dados".