O Bluetooth Special Interest Group acaba de definir um novo calendário de evolução para a tecnologia de comunicação de curta distância, tentando acompanhar as mudanças no mercado de conecções wireless e as exigências crescentes dos utilizadores na ligação entre dispositivos. O grupo finalizou já a nova especificação Bluetooth 2.0+EDR que alguns fabricantes começam de imediato a disponibilizar e promete novidades até 2007.

O grupo de desenvolvimento do Bluetooth garante que actualmente são vendidos todas as semanas mais de 2 milhões de equipamentos com tecnologia Bluetooth no mundo, ultrapassando uma base instalada de mais de 150 milhões de produtos, segundo dados da IMS Research. Para além dos computadores pessoais e PDAs, o alargamento da tecnologia a telemóveis e acessórios permitiu o crescimento exponencial nos últimos meses.

A especificação agora lançada, o Bluetooth Core Specification Version 2.0 + EDR (Enhanced Data Rate), permite triplicar a velocidade de transferência de dados, passando dos actuais 1 Mbps para 3 Mbps. Ao mesmo tempo o grupo de desenvolvimento assegura que baixa os consumos de energia e melhora a utilização simultânea de vários equipamentos Bluetooth, assim como a transferência de ficheiros de grande dimensão.

Desta forma pretende-se endereçar as necessidades dos utilizadores que começam a transferir grandes quantidades de dados entre equipamentos e ouvir música em stream de grande qualidade.

Para os próximos três anos o Bluetooth Special Interest Group vai focar-se nas áreas de desempenho, segurança e optimização de consumo de energia, assim como na usabilidade, querendo manter a posição de tecnologia líder na conectividade pessoal.

Já em 2005 começará a ser testada uma nova versão da especificação com melhorias na utilização de diversos equipamentos em simultâneo, estando previsto que em 2006 e em 2007 sejam produzidas novas especificações com funcionalidade acrescidas no multicasting e consumos de energia.

Notícias Relacionadas:
2003-01-13 - Consumer Electronics Show de 2003 encerra com destaque a tecnologia wireless