O Governo brasileiro quer aumentar a velocidade mínima de ligação à Internet imposta no programa interno para a banda larga (PNBL). O executivo estava em negociações com as operadoras locais para uma oferta com uma taxa de transmissão de 600 kbps que Dilma Rousseff quer agora ver crescer para 1 Mbps, em troca dos mesmos 35 reais estabelecidos inicialmente.

A presidente do Brasil quer que o Governo tome como referência países como os Estados Unidos, onde Barack Obama anunciou a ligações a 1 Gbps em instalações públicas, ou a Coreia do Sul, considerada a campeã em velocidade na Internet.

"Achamos que o Brasil não deve contentar-se apenas em expandir o acesso da população à Internet sem atingir velocidades de ligação próximas aos níveis internacionais", salientou o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, citado pela Imprensa local.

O responsável político acrescentou igualmente que o país não pode ficar apenas pelo limite mínimo colocado. "Temos que fazer a disseminação rápida da Internet, mas, além disso, temos que estar preparados para dar um salto. O Brasil tem que ter como parâmetro os países que estão lá na frente".

A sugestão de alteração dos limites de velocidade que serão impostos às operadoras por parte de Dilma Roussef obrigou ao adiamento da entrada em vigor do chamado Plano Geral de Metas de Universalização da Telefonia (PGMU) para o próximo dia 30 de Junho.

Será a partir dessa data que os brasileiros vão poder passar a contratar acesso à Internet a pelo menos 1 Mbps, em troca de 35 reais por mês (cerca de 13 euros), a operadoras como a Oi, a Telefónica ou a Embratel.

Nota de Redacção: Corrigida uma gralha relativamente a uma das vezes em que a velocidade imposta no programa para a banda larga brasileiro foi mencionada.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.