O grupo britânico Zegona confirmou que está em negociações para a compra da Vodafone Espanha. Num comunicado ao regulador informou que decorrem “conversações com o Vodafone Group plc ("Vodafone") relativamente à potencial aquisição, e com os bancos relativamente ao seu financiamento”.

Na mesma nota, também diz que “a potencial aquisição contínua sujeita, entre outras coisas, a um acordo sobre os termos finais do negócio com a Vodafone, à conclusão do seu exercício de due diligence e à formalização dos acordos de financiamento”. Assim sendo, sublinha-se que “não há certezas de que a potencial aquisição irá prosseguir, nem quanto aos termos finais”. Além da comunicação oficial ao regulador, a Zegona solicitou a suspensão das suas ações na praça londrina e diz que “um novo anúncio será feito como e quando apropriado”.

A Vodafone Espanha é liderada pelo português Mário Vaz, que antes presidia à Vodafone Portugal e que já abraçou o desafio em Espanha com a operação da subsidiária em reavaliação estratégica. Nesse âmbito, o grupo Vodafone já admitia todas as possibilidades, incluindo a de venda.

A notícia de uma possível compra da Vodafone em Espanha tinha já sido avançada pelo jornal Expansion antes da confirmação oficial das negociações pela empresa. Nos últimos meses têm surgido várias outras notícias sobre possíveis compradores da Vodafone Espanha, bem como sobre medidas de reestruturação da empresa através da venda de ativos.

Quando divulgou as contas do último ano fiscal, a Zegona admitia uma possível aquisição em 2023, a confirmar-se, abre caminho para que a empresa volte a assumir uma posição relevante no mercado espanhol, que já teve. Em 2015, a Zegona comprou a Telecable, que mais tarde foi vendida à Euskaltel, onde os britânicos se mantiveram como acionista de referência, até à venda da operadora à MásMóvil, como recorda o Cinco Dias.

A Zegona posiciona-se como uma empresa que foi criada para identificar boas oportunidades de aquisição nos sectores das comunicações e media na Europa, maximizar o valor desses ativos e vendê-los, para gerar retorno para os acionistas.